AVISO DE PRIVACIDADE DA UBY


(Última alteração: 14/02/2024)

I. Introdução/II. Visão geral / III. Coleta e uso de dados / IV. Escolha e transparência / V. Informações legais

I. Introdução

Ao usar os APP da UBY, você nos confia seus dados pessoais. E temos o compromisso de manter essa confiança. Para isso, vamos explicar nossas práticas de privacidade.

Este aviso descreve os dados pessoais (“dados”) que coletamos, como são usados e compartilhados e as suas opções em relação a eles.
II. visão geral

A. Escopo

Este aviso se aplica a usuários do app, sites e outros serviços da UBY.

Este aviso descreve de que maneira a UBY utiliza os dados. Este aviso se aplica a todos os usuários dos serviços da UBY. Este aviso se aplica especificamente a:

  • Usuários: indivíduos que solicitam ou recebem serviços de viagem e serviços relacionados por meio da conta da UBY.
  • Motoristas parceiros: indivíduos que fornecem transporte aos Usuários individualmente por meio da conta da UBY ou por meio de empresas de transporte parceiras.
Todos os indivíduos sujeitos ao presente aviso são denominados “usuários” neste documento.

Nossas práticas de privacidade estão sujeitas às leis aplicáveis dos locais em que atuamos. Isso significa que as práticas descritas neste aviso só serão aplicadas em um país ou região se as leis locais permitirem.

Além disso, observe o seguinte:

  • Usuários no Brasil: Acesse aqui para obter informações sobre as práticas de privacidade da UBY exigidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
III. Coleta e uso de dados

A. Dados que coletamos

A UBY coleta os dados:

  1. fornecidos pelos usuários à UBY
  2. Dados criados durante o uso dos nossos serviços
  3. dados de outras fontes
A UBY coleta os seguintes dados dessas fontes:

1. Dados informados pelos usuários, o que inclui o seguinte:

  • Informações da conta: coletamos dados quando os usuários criam ou atualizam as contas da UBY ou fazem pedidos por meio dos recursos de pagamento como convidados. Isso inclui nome e sobrenome, e-mail, número de telefone, nome de usuário e senha, endereço, foto do perfil, configurações do usuário e informações do programa de fidelidade dos parceiros da UBY.

    Entre esses dados, também podem constar informações do veículo ou do seguro dos motoristas ou entregadores parceiros, informações de contato para emergência, configurações do usuário e atestados de saúde ocupacional ou de aptidão físico-mental para oferecer serviços pelo app da UBY.
  • Informações da checagem de segurança (motoristas e entregadores parceiros): são as informações enviadas durante o cadastro do motorista/entregador parceiro, como histórico de condução ou antecedentes criminais (se permitido por lei), situação da carteira de habilitação, pseudônimos conhecidos, endereços anteriores e autorização para trabalhar do motorista parceiro. Essas informações podem ser coletadas por provedores de serviços da UBY.
  • Documentos de confirmação de identidade e fotos: Isso inclui documentos de identificação emitidos pelo governo, como carteira de habilitação ou passaporte (que podem conter fotos e números de identificação, data de nascimento e gênero), e fotos enviadas pelo usuário, como selfies e fotos de perfil.
  • Dados demográficos: Coletamos dados demográficos, como data/idade de nascimento, gênero ou ocupação, quando necessário para ativar determinados recursos ou fornecer acesso a produtos ou serviços com restrição de idade. Também coletamos ou inferimos (usando o primeiro nome) informações de gênero para permitir que usuários do sexo feminino ou não-binários indiquem sua preferência por fornecer ou receber serviços de/para usuários do sexo feminino ou não-binários.

    Também coletamos dados demográficos, como faixa etária e composição da família, por meio de pesquisas com usuários.
  • Conteúdo do usuário: Coletamos dados (incluindo registros de bate-papo e gravações de chamadas) quando os usuários entram em contato com o suporte ao cliente da UBY, fornecem avaliações ou comentários para usuários.

  • Informações de viagens: Coletamos informações de itinerários de viagens dos usuários,
2. Dados criados durante o uso dos nossos serviços, o que inclui o seguinte:

  • Dados de localização (motorista e entregador parceiro): Coletamos dados de localização precisa ou aproximada dos dispositivos móveis dos motoristas e entregadores parceiros quando o app da UBY está sendo executado em primeiro plano (app aberto e aparecendo na tela) ou em segundo plano (app aberto, mas sem aparecer na tela).
  • Dados de localização (usuários e destinatários de pedidos). Coletamos informações de localização precisa ou aproximada dos dispositivos móveis dos usuários e destinatários de pedidos quando eles nos dão permissão pelas configurações do dispositivo.

    A UBY coleta esses dados desde o momento em que uma viagem ou entrega é solicitada até sua conclusão e sempre que o app é executado em primeiro e segundo plano.

    Os usuários do app de viagens e os destinatários de pedidos podem usar o app da UBY sem ativar a coleta de dados de localização no dispositivo deles. No entanto, isso pode afetar determinados recursos do app. Por exemplo, quando não ativa os dados de localização precisa, o usuário tem que digitar o endereço de partida manualmente.

    Além disso, os dados de localização precisa coletados do dispositivo do motorista parceiro durante a viagem ficam associados à conta do usuário, mesmo que ele não tenha ativado a coleta de dados de localização precisa no próprio dispositivo. Esses dados são usados para fins de geração de recibos, suporte ao usuário, detecção de fraudes, seguro e disputas judiciais.
  • Dados de transação: coletamos dados de transação relacionados ao uso dos nossos serviços, inclusive os tipos de serviço solicitados ou prestados; informações de viagens ou pedidos (como data e hora, endereços de retirada e entrega e de partida e destino, distância percorrida e itens solicitados) e dados de transações de pagamento (como nome e localização de restaurantes ou estabelecimentos, valor cobrado e forma de pagamento). Também associamos o nome dos usuários ao de outras pessoas que usam códigos promocionais desses usuários.
  • Dados de uso: coletamos dados sobre a interação dos usuários com nossos serviços. Entre esses dados estão data e horário de acesso, recursos do app, páginas visualizadas, tipo de navegador, falhas do app e outras atividades do sistema.
  • Dados do dispositivo: coletamos dados sobre os dispositivos usados para acessar nossos serviços, inclusive modelos de hardware, endereço IP ou outros identificadores exclusivos, além de sistemas operacionais e versões, software, idiomas preferidos, identificadores de publicidade, dados de movimento do dispositivo e dados da rede móvel.
  • Dados de comunicação: Coletamos dados relacionados a comunicações entre usuários, quando habilitado por meio do app da UBY. Isso inclui o tipo de comunicação (telefone, mensagem de texto ou no app), data/hora e conteúdo (incluindo gravações de chamadas telefônicas, somente quando os usuários são notificados da gravação com antecedência).
3. Dados de outras fontes, o que inclui o seguinte:

  • Usuários que participam de programas de indicação. Por exemplo, quando um usuário indica alguém, nós recebemos os dados da pessoa indicada.
  • Os proprietários de contas da UBY que solicitam serviços para ou em nome de outros usuários (como amigos ou membros da família) ou que permitem que outros usuários solicitem ou recebam serviços por meio de suas Contas Corporativas (como Usuários Corporativos).
  • Usuários ou outras pessoas que disponibilizam dados relativos a reclamações ou contestações.
  • Parceiros comerciais da UBY, por meio dos quais os usuários criam ou acessam as próprias contas da UBY, como provedores de serviços de pagamento, serviços de redes sociais ou apps e sites que usam as APIs da UBY ou cujas APIs a UBY usa.
  • Parceiros comerciais da UBY, em conexão com cartões de débito ou crédito emitidos por uma instituição financeira em parceria com a UBY, na medida em que forem divulgados nos termos e condições do cartão.
  • Provedores de serviço que nos ajudam a confirmar a identidade dos usuários, os antecedentes criminais e sua elegibilidade para poderem se cadastrar no app, ou que fazem verificações referentes a sanções, lavagem de dinheiro ou requisitos de “conheça seu cliente” quanto a estes usuários.
  • Prestadores de serviços financeiros, de seguros ou de veículos para motoristas e/ou entregadores parceiros.
  • Empresas parceiras de viagens por aplicativos (para motoristas e entregadores parceiros que usam nossos serviços por meio de uma conta associada a tal empresa).
  • Fontes publicamente disponíveis.
  • Parceiros de marketing e prestadores de serviços, incluindo bancos relacionados com programas de Cash Back e revendedores de dados.
  • Autoridades policiais/jurídicas, autoridades de saúde e outras autoridades governamentais.

B. Como usamos os dados

A UBY usa dados para possibilitar viagens, entregas e outros produtos e serviços de maneira confiável e prática. Também usamos os dados para:

  • melhorar a segurança dos nossos usuários e serviços;
  • oferecer suporte ao cliente;
  • pesquisa e desenvolvimento;
  • permitir a comunicação entre os usuários;
  • fins de marketing e publicidade;
  • enviar comunicados que não são de marketing aos usuários;
  • procedimentos jurídicos.

A UBY usa os dados coletados para as seguintes finalidades:

1. Para prestar os nossos serviços. A UBY usa dados para prestar, personalizar, manter e melhorar os nossos serviços.

Isso inclui o uso de dados para fazer o seguinte:

  • Criar/atualizar contas.
  • Viabilizar viagens, entregas e outros serviços e recursos, por exemplo:
    • Uso de dados de localização para identificar partidas de usuários e entregas de pedidos, calcular a previsão de chegada e acompanhar o andamento das viagens ou entregas.
    • Ativar recursos que envolvam o compartilhamento de dados, como compartilhar o nome do motorista parceiro e as informações do veículo com os usuários para facilitar a retirada, ou recursos que permitem o compartilhamento da previsão de chegada e a divisão do valor das viagens.
    • Designar motoristas e entregadores parceiros disponíveis aos usuários que solicitam serviços, inclusive com base em dados pessoais, como localização e proximidade de outros usuários, configurações/preferências do usuário (como destinos preferidos) e dados não pessoais, como o tipo de veículo solicitado.
  • Calcular preços e valores, incluindo o uso de dados de localização e detalhes da viagem ou do pedido (como endereços de partida e destino solicitados). Também podemos considerar dados ou fatores não pessoais, incluindo data e hora, distância e hora estimadas, preço base mínimo, pedágios, impostos e taxas e preços dinâmicos.
  • Gerar recibos, mostrar atualizações de viagens ou entregas aos usuários e informá-los sobre alterações em nossos termos, serviços ou políticas.
  • Realizar as operações necessárias para manter nossos serviços, inclusive para solução de bugs de software e problemas operacionais.

    A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários, porque são compatíveis com tais usos ou porque as considera necessárias para os interesses legítimos da UBY e dos usuários.
2. Segurança, proteção contra fraudes e seguridade. A UBY usa dados para ajudar a manter a segurança e a integridade de nossos usuários e serviços. o que inclui o seguinte:

  • Verificar as contas, a identidade ou a conformidade dos usuários com os requisitos de segurança.

    Por exemplo, verificamos os antecedentes dos motoristas e entregadores parceiros (incluindo antecedentes criminais, quando exigido ou permitido por lei) para confirmar suas identidades e qualificação para fornecer transporte ou entregas.

    Também usamos dados dos dispositivos de entregadores parceiros para confirmar o tipo de veículo usado para entregar os pedidos.

  • Usar informações de atendimento ao usuário (incluindo relatórios de incidentes de segurança), dados do dispositivo (por exemplo, para detectar excesso de velocidade ou frenagens/aceleração bruscas), transações e dados de uso para identificar conduta potencialmente insegura de motoristas parceiros. Isso pode fazer com que motoristas e entregadores parceiros recebam mensagens incentivando uma direção mais segura e/ou a desativação da conta após análise humana.
  • Usar conta, dispositivo, localização, utilização, transações, operadora de rede sem fio e outros dados, incluindo comunicações entre usuários e metadados, para prevenir, detectar e combater fraudes, inclusive por usuários convidados.
  • Usar incidentes reportados, avaliações de usuários* e outros comentários para incentivar o uso seguro da plataforma da UBY e a conformidade com nossos termos e como base para desativar usuários com avaliações baixas.
  • Usar dados do motorista parceiro (como informações de viagens anteriores e taxas de incidentes reportados) e dados do usuário (como informações de viagens anteriores, taxas de cancelamentos e incidentes reportados, informações da conta, informações de avaliações e local atual de partida e destino) para prever e ajudar a evitar combinações de usuários que possam resultar em maior risco de conflito (por exemplo, porque um usuário já havia avaliado o outro com uma estrela).
  • Usar a localização, número de telefone, nome de usuário, detalhes do veículo e outras informações relevantes para fornecer suporte em tempo real de especialistas em segurança durante viagens ou entregas.

    As atividades de prevenção e detecção de fraude e direção insegura descritas acima podem ser consideradas criação de perfil de acordo com as leis aplicáveis e podem resultar na desativação das contas dos usuários (geralmente somente após análise humana).

    A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários e/ou para fins de segurança legítima da UBY, dos nossos usuários e do público em geral.
3. Suporte ao cliente. A UBY usa as informações que coleta (que podem incluir gravações de chamadas, registros de conversas, gravações de áudio no aplicativo e filmagens de câmeras veiculares) para oferecer suporte ao usuário, inclusive para investigar e buscar soluções para as questões dos usuários, além de monitorar e melhorar as respostas e os processos de suporte ao usuário.

A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários ou para o interesse próprio legítimo de monitorar e melhorar os serviços de suporte ao usuário.

4. Pesquisa e desenvolvimento. Usamos dados para análise, aprendizado de máquina, desenvolvimento de produtos, pesquisa e testes. Isso nos ajuda a tornar nossos serviços mais práticos, seguros e fáceis de usar e a desenvolver novos serviços e recursos.

A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para os próprios interesses legítimos de melhorar e desenvolver novos serviços e recursos.

5. Permitir a comunicação entre usuários: por exemplo, um motorista parceiro pode enviar uma mensagem ou ligar para um usuário para confirmar o local de partida, um usuário pode entrar em contato com um motorista parceiro para recuperar um item perdido ou um restaurante ou entregador parceiro pode ligar para um destinatário para compartilhar informações de um pedido.

A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários.

6. Marketing e publicidade. A UBY usa dados (exceto de Usuários Convidados) para comercializar os próprios serviços e os serviços dos parceiros.

Usamos especificamente dados de conta, localização aproximada, dispositivo e uso e histórico de viagens e pedidos para fornecer anúncios e comunicações de marketing personalizados com base na localização, interesses e características observados ou inferidos dos usuários (que podem incluir o gênero inferido*).

Isso inclui o uso dos dados para:

  • O envio de e-mails, mensagens de texto, notificações push, mensagens no app ou outros comunicados de marketing ou publicidade de produtos, serviços, recursos, ofertas, promoções, sorteios, notícias e eventos da UBY. Por exemplo, podemos enviar notificações push sugerindo os destinos ou estabelecimentos favoritos de um usuário, ou mensagens no app com descontos ou promoções em produtos ou estabelecimentos similares aos registrados no histórico do usuário.
  • Exibição de anúncios da UBY em apps ou sites de terceiros.
  • Exibição de anúncios de terceiros nos apps da UBY ou em conexão com nossos serviços. Isso inclui anúncios de restaurantes ou estabelecimentos disponíveis nos apps da UBY. Esses anúncios são identificados como “Parceiros” nos apps da UBY e incluem recomendações personalizadas com base na localização e no histórico de pedidos dos usuários. Também exibimos anúncios de produtos de terceiros que não estão disponíveis nos apps da UBY.

    Além disso, fornecemos anúncios personalizados com base em dados sobre a solicitação atual de viagem ou entrega, o horário em que a solicitação foi feita e os serviços solicitados. Por exemplo, se um usuário solicitar uma viagem para um mercado, podemos exibir no app anúncios de produtos de terceiros que podem estar disponíveis nesse estabelecimento.

    Mensurar a eficácia dos anúncios da UBY e de terceiros exibidos no app da UBY ou em conexão com os nossos serviços.

    A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para os próprios interesses legítimos de informar os usuários sobre os serviços e recursos que a UBY ou parceiros dela prestam ou disponibilizam.
7. Comunicados sem fins de marketing. A UBY pode usar dados para enviar pesquisas e outros comunicados que não sejam para fins de marketing dos serviços ou produtos da UBY ou dos parceiros dela. Também podemos enviar aos usuários comunicados com relação a eleições, votações, referendos e outros processos políticos relacionados aos nossos serviços. Por exemplo, a UBY avisou alguns usuários por e-mail sobre leis pendentes de regulamentação ou referendos relacionados aos serviços da UBY nas regiões desses usuários.

A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os nossos acordos com os usuários ou para fins de interesses legítimos da UBY e dos usuários de informar os usuários sobre eventos que possam afetar a maneira como eles usam os serviços da UBY.

8. Procedimentos e exigências legais. Usamos dados para investigar ou tratar de reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços da UBY para cumprir exigências de leis, regulamentos, licenças ou contratos de operação, políticas de seguro ou conforme processos legais ou solicitações governamentais, inclusive de autoridades policiais/jurídicas.

A UBY realiza as atividades acima porque as considera necessárias para os próprios interesses legítimos de investigar e responder a reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços e recursos que presta e disponibiliza e/ou para fins de conformidade com as exigências legais aplicáveis.


C. Cookies e tecnologias de terceiros

A UBY e os parceiros dela usam cookies e outras tecnologias de identificação nos nossos apps, sites, e-mails e anúncios online para os fins descritos neste aviso.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em navegadores ou dispositivos por sites, apps, mídias online e anúncios. A UBY usa cookies e tecnologias similares para fins como:

  • Autenticar usuários
  • Lembrar preferências e configurações de usuários
  • Determinar a popularidade de um conteúdo
  • Divulgar e avaliar a eficácia das campanhas de marketing
  • Analisar tendências e tráfego, além de ter um entendimento geral dos comportamentos online e dos interesses das pessoas que interagem com nossos serviços
Também podemos permitir que outras pessoas nos forneçam serviços de medição e análise de público, veiculem anúncios em nosso nome na Internet ou de produtos e serviços de outras empresas em nossos aplicativos e acompanhem e relatem o desempenho desses anúncios. Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras tecnologias para identificar os dispositivos em que os visitantes usam nossos sites e outros serviços e sites online.


D. Compartilhamento e divulgação de dados

Alguns dos serviços e recursos da UBY exigem que compartilhemos dados com outros usuários ou mediante solicitação ou consentimento dos usuários. Podemos também compartilhar dados com nossas afiliadas, subsidiárias e parceiras por motivos jurídicos ou em conexão com reclamações ou contestações.

A UBY pode compartilhar dados:

1. Com outros usuários

Isso inclui compartilhar:

  • Nome, avaliação e local de partida e/ou destino dos usuários com os motoristas parceiros.
  • Nome dos usuários com outros usuários em uma viagem compartilhada. Os usuários em viagens compartilhadas também podem ver o local de destino dos outros usuários.
  • O nome e as informações do pedido dos destinatários, incluindo itens pedidos, alergias ou preferências alimentares e instruções especiais, com outros destinatários em um pedido em grupo.
  • O nome do destinatário, o endereço de entrega e as informações do pedido (incluindo receitas médicas, instruções especiais, alergias ou preferências alimentares) com o restaurante ou estabelecimento e, para entregas de pedidos, com o entregador parceiro. Conforme exigido por lei, também podemos compartilhar avaliações, comentários ou outras informações com o restaurante ou o estabelecimento e, no caso de entregas de pedido, com o entregador parceiro.
  • Podemos compartilhar dados de motoristas e entregadores parceiros com usuários, destinatários de pedidos e restaurantes ou estabelecimentos, inclusive nome e foto; marca, modelo, cor, placa e foto do veículo; localização (antes e durante a viagem); avaliação média enviada pelos usuários; número total de viagens; há quanto tempo fez o cadastro para ser motorista ou entregador parceiro; informações de contato; perfil do motorista ou entregador parceiro, inclusive elogios e outras formas de comentários enviados por usuários.
  • Além disso, se um usuário criar uma conta usando um endereço de e-mail afiliado ao proprietário de uma conta corporativa da UBY para Empresas (ou seja, seu empregador), poderemos usar e compartilhar os dados do perfil (como nome e endereço de e-mail) com o proprietário da conta, para ajudar o usuário a pagar viagens ou pedidos para essa conta da UBY para Empresas.
  • Dos participantes do programa de indicação da UBY, compartilhamos determinados dados de usuários indicados, como o total de viagens, com o usuário que fez a indicação, no limite pertinente para determinar o valor promocional por indicação.
2. A pedido dos usuários ou com o consentimento deles

Isso inclui compartilhamento de dados com:

  • Outras pessoas mediante solicitação do usuário. Por exemplo, compartilhamos com um amigo do usuário a previsão de chegada e a localização desse usuário quando solicitado por ele ou as informações da viagem de um usuário quando divide o valor com um amigo.
  • Parceiros comerciais da UBY. Por exemplo, se um usuário solicita um serviço por meio de uma parceria ou oferta promocional feita por um terceiro, a UBY pode compartilhar certos dados com esse terceiro. Isso pode incluir, diferentes serviços, plataformas, apps ou sites que se integram com nossas APIs; fornecedores ou prestadores de serviços de veículos; aqueles com uma API ou serviço com os quais nos integramos; restaurantes, estabelecimentos ou outros parceiros comerciais da UBY e os usuários em conexão com promoções, concursos ou serviços especializados.
  • Serviços de emergência. Oferecemos recursos que permitem que os usuários compartilhem os dados deles com a polícia, o corpo de bombeiros e os serviços de ambulância em caso de emergência ou após determinados incidentes.
  • Seguradoras. Se um usuário denunciou ou enviou uma reivindicação relacionada aos serviços da UBY a uma seguradora, a UBY compartilhará determinados dados com essa seguradora para ajustar ou lidar com a solicitação de seguro do usuário.
  • Estabelecimentos ou restaurantes. Se o destinatário de um pedido adicionar um número de fidelidade ao estabelecimento à sua conta de usuário, a UBY compartilhará a assinatura e as informações do pedido com o estabelecimento ou restaurante quando ele fizer o pedido. Os destinatários do pedido também podem optar por compartilhar os dados de contato e do pedido com um estabelecimento ou restaurante específico para receber comunicações de marketing desse estabelecimento ou restaurante.
  • Público em geral. Perguntas ou comentários enviados por usuários em fóruns públicos, como blogs e páginas de redes sociais da UBY, estão disponíveis ao público, inclusive dados que aparecem em tais perguntas ou comentários.
3. Com as subsidiárias e afiliadas da UBY

Compartilhamos dados com nossas subsidiárias e afiliadas para ajudar na prestação de serviços e no tratamento de dados no nosso nome. Por exemplo, a UBY processa e armazena esses dados nos Estados Unidos em nome das suas subsidiárias e afiliadas internacionais.

4. Com prestadores de serviços e parceiros comerciais da UBY

Isso inclui os terceiros, ou categorias de terceiros, listados abaixo. Quando um terceiro for identificado, consulte os avisos de privacidade vinculados para obter informações sobre a coleta e o uso de dados pessoais.
  • Verificação de antecedentes, verificação de identidade e provedores de soluções de risco.
  • Provedores de armazenamento em nuvem.
  • Plataformas e provedores de serviços de suporte ao usuário.
  • Google, quanto ao uso do Google Maps nos apps da UBY.
  • Empresas de redes sociais, incluindo Facebook e TikTok, quanto ao uso da UBY de suas ferramentas nos apps e sites da UBY.
  • Parceiros de marketing e provedores de plataformas de marketing, inclusive serviços de publicidade em redes sociais, redes de publicidade, provedores de dados de terceiros e outros prestadores de serviços para alcançar ou compreender melhor os nossos usuários e avaliar a eficácia da publicidade
  • Parceiros de pesquisa, inclusive aqueles responsáveis por pesquisas ou projetos em parceria com a UBY ou em nome dela.
  • Provedores de serviço que ajudam a UBY a melhorar a segurança dos apps e serviços da UBY.
  • Provedores de serviços que nos fornecem ferramentas e serviços de inteligência artificial e machine learning.
  • Consultores, advogados, contadores e outros prestadores de serviços profissionais
  • Parceiros de seguros e financiamentos.
  • Seguradoras, quanto a reivindicações de seguro feitas ou relatadas por um usuário relacionadas aos serviços da UBY, e para fins de ajuste ou tratamento da reivindicação de seguro.
  • Aeroportos
  • Fornecedores de veículos terceirizados, inclusive locadoras e parcerias de veículos
5. Por motivos legais ou no caso de contestações

A UBY pode compartilhar dados de usuários se acreditar que é obrigatório por lei, regulamento, licença ou contrato de operação, processo jurídico ou solicitação governamental ou nos casos em que a divulgação seja apropriada por outros motivos devido a questões de segurança ou outras similares.

Isso inclui o compartilhamento de dados com autoridades policiais, agentes de saúde pública e outras autoridades governamentais, aeroportos (se exigido pelas autoridades aeroportuárias como condição para operar nas instalações do aeroporto) ou outros terceiros conforme o necessário para aplicar nossos Termos de Uso, contratos de usuário ou outras políticas; para proteger os direitos ou a propriedade da UBY ou os direitos, a segurança ou a propriedade de outros; ou em caso de pedido de indenização ou contestação com relação ao uso dos nossos serviços. No caso de contestação sobre o uso do cartão de crédito de outra pessoa, poderemos ser obrigados por lei a compartilhar seus dados, inclusive as informações da viagem ou do pedido, com o titular do cartão.

Isso inclui também o compartilhamento de dados com terceiros relacionados ou durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa, consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de nossos negócios por outra empresa.

6. Com consentimento

A UBY pode compartilhar os dados do usuário de maneiras diferentes das descritas neste aviso se notificá-lo previamente e obtiver seu consentimento.


E. Retenção e exclusão de dados

A UBY retém os dados dos usuários pelo tempo necessário para os fins descritos acima. Os usuários podem solicitar a exclusão da conta pelos apps e sites da UBY.

A UBY retém os dados do usuário pelo tempo necessário para as finalidades descritas acima, que variam de acordo com o tipo de dados, a categoria de usuário a quem os dados se referem, as finalidades para as quais coletamos os dados e se os dados devem ser retidos após um solicitação de exclusão de conta para os fins descritos abaixo.

Por exemplo, retemos dados:

  • por toda a vida útil das contas dos usuários, se esses dados forem necessários para prestar nossos serviços. P.ex., dados da conta.
  • por 7 anos, se necessário para cumprir as exigências fiscais. Por exemplo, informações da viagem ou do local de entrega dos motoristas e entregadores parceiros.
  • por períodos definidos, conforme necessário para fins de segurança ou prevenção de fraudes. Por exemplo, mantemos as inscrições de motoristas parceiros por 1 ano se estiverem incompletas e por 7 anos se forem rejeitadas.
Os usuários podem solicitar a exclusão da conta a qualquer momento pelo app, no menu "Perfil > Configurações > Excluir conta", ou pelo suporte da UBY (35)99760-3350
Após solicitações de exclusão da conta, excluímos os dados e a conta do usuário, exceto em caso de necessidade para fins de segurança, prevenção de fraudes ou conformidade com requisitos legais, ou devido a problemas relacionados à conta do usuário (como um crédito pendente ou uma reclamação ou disputa não resolvida). Para motoristas parceiros e entregadores parceiros, isso geralmente significa que retemos alguns dos dados deles pelo tempo necessário para reivindicações fiscais, litígios ou seguros, reais ou potenciais. Os dados dos usuários de viagens e destinatários de pedidos geralmente são excluídos até 90 dias após a solicitação, exceto nos casos em que a retenção seja necessária pelos motivos descritos acima.

IV. Opções e transparência

A UBY permite que os usuários acessem e/ou controlem os dados que coleta, inclusive por meio de:

  • Configurações de privacidade
  • Permissões do dispositivo
  • Páginas de avaliação no app
  • Opções de marketing e publicidade
A UBY também permite que os usuários solicitem acesso aos próprios dados ou a cópias deles, façam alterações ou atualizações nas contas, solicitem a exclusão de contas ou peçam que a UBY restrinja o tratamento de dados do usuário.

1. Configurações de privacidade

No app da UBY permite que usuários e destinatários de pedidos definam ou alterem preferências quanto à coleta e ao compartilhamento de dados de localização.

  • Coleta de dados de localização (usuários e destinatários de pedidos)

  • Compartilhar localização em tempo real (usuários e destinatários de pedidos
  • Os usuários podem permitir que a UBY compartilhe os dados de localização em tempo real do dispositivo móvel deles com os serviços de emergência, como a polícia, o corpo de bombeiros e os serviços de ambulância. Esses dados incluem a localização aproximada quando a chamada de emergência foi feita; informações de marca, modelo, cor e placa do carro; nome e número de telefone do usuário; locais de partida e destino; e nome do motorista parceiro.

    Os motoristas e entregadores parceiros também podem ativar/desativar o compartilhamento de dados para emergência nos recursos de segurança ou no menu Configurações do app > Compartilhamento de dados para emergência.
  • Avisos: atualização de contas e viagens
  • Os usuários podem permitir que a UBY envie notificações push sobre descontos e novidades.
2. Permissões no dispositivo

A maioria das plataformas de dispositivos móveis (iOS, Android etc.) definiu que os apps não podem acessar determinados tipos de dados sem a permissão do proprietário do dispositivo. Os métodos para obter essa permissão variam entre as plataformas. Os usuários devem verificar as configurações disponíveis nos dispositivos ou entrar em contato com o provedor.

3. Páginas de avaliação no app

Depois de cada viagem, os motoristas parceiros e os usuários podem avaliar uns aos outros em uma escala de 1 a 5. A média dessas avaliações é associada à conta do usuário e exibida aos outros usuários para os quais oferece ou dos quais recebe serviços. Por exemplo, os motoristas parceiros podem ver a avaliação dos usuários dos quais recebem solicitações de viagem, e os usuários podem ver a avaliação desses motoristas.

Os motoristas parceiros podem ver a própria avaliação média ao tocar na foto de perfil no app

4. Opções de marketing e publicidade

A UBY oferece aos usuários as seguintes opções de uso dos dados para fins de marketing e publicidade:

  • Comunicados de marketing personalizados da UBY
  • Compartilhamento e acompanhamento de dados: Os usuários podem escolher aqui se a UBY pode compartilhar seus dados com terceiros ou coletar dados sobre suas visitas e ações em apps ou sites de terceiros para fins de anúncios personalizados.
  • Cookies e tecnologias relacionadas: para ver informações sobre como controlar o uso que a UBY faz de cookies e tecnologias relacionadas, inclusive para fins de exibição de anúncios personalizados.
5. Solicitações de dados do usuário

A UBY oferece várias maneiras para os usuários conhecerem e controlarem os próprios dados e enviarem dúvidas e comentários sobre o tratamento deles.

  • os usuários podem acessar dados, inclusive perfil e histórico de viagens e pedidos, pelos apps ou site da UBY
V. Informações legais


Os usuários podem enviar solicitações para exercer seus direitos em relação aos seus dados (usuários e destinatários de pedidos.

Estrutura legal para transferências de dados

A UBY opera e processa dados de usuários no mundo todo. Cumprimos as estruturas legais aplicáveis relacionadas à transferência de dados.

A UBY opera e processa dados de usuários no mundo todo. Isso pode resultar no processamento de seus dados pessoais em países, incluindo os Estados Unidos, cujas leis de proteção de dados podem ser diferentes daquelas onde você mora.

Isso inclui o processamento dos seus dados nos servidores da UBY nos Estados Unidos e a transferência ou habilitação do acesso aos seus dados globalmente para:

  • Fornecer serviços onde quer que você os solicite.
  • Fornecer acesso às suas informações, como histórico de viagens/pedidos, onde quer que você solicite.
  • Fornecer acesso e respostas dos agentes de atendimento ao usuário da UBY.
  • Responder a solicitações de informações de governos ou autoridades, conforme necessário.
A UBY tem o compromisso de proteger os dados pessoais de nossos usuários, independentemente de onde eles estejam localizados ou de onde ou por quem os dados pessoais são processados. Isso inclui a implementação de medidas globais para proteger os dados dos usuários, como:

  • Proteger os dados do usuário em trânsito, inclusive por meio de criptografia, e em repouso.
  • Exigir treinamento em toda a empresa sobre privacidade e segurança de dados.
  • Implementar políticas e procedimentos internos para limitar o acesso e o uso dos dados dos usuários.
  • Limitar o acesso do governo e das autoridades aos dados do usuário, exceto quando exigido por lei, houver ameaças iminentes à segurança ou os usuários tiverem consentido com o acesso.
C. Atualizações a este Aviso de Privacidade

Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso.
Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso. Se fizermos alterações significativas, notificaremos com antecedência os usuários pelos apps da UBY ou outros meios, como e-mail. Recomendamos que os usuários revejam periodicamente esse aviso para saber as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade.

O uso dos nossos serviços depois de uma alteração constitui o consentimento com o aviso de alteração dentro do limite permitido por lei.